top of page
Ep Andrea_COLOR_ENG.00_14_08_12.Still203.png

Carlos Alberto Burle Filho

A HISTÓRIA DE UM PIONEIRO

  1980  

Em 1980, no aniversário de 13 anos de Carlos, numa época remota em que não existia celular e nem internet, seu pai lhe presenteou com uma prancha, mesmo sem acreditar tanto no futuro dele com ela. Carlos passou a treinar mais, dedicando-se aos campeonatos, e seis meses depois, ele conquistou o 6º lugar no campeonato estadual e recebeu o troféu de revelação.

PRIMEIRA PRANCHA DE SURFE

Aos 30 anos, na perigosa onda de Killers, na Baía de Todos os Santos, México, Burle sagrou-se Campeão Mundial de Ondas Grandes na remada, quando ainda não se usava o auxilio do Jet ski. Ele competiu contra nomes de peso do big surf mundial como o australiano Ross Clark Jones e o havaiano Brock Little.

Burle foi primeiro campeão mundial  de ondas grandes da história.

PRIMEIRO
TÍTULO MUNDIAL 

  1967  

O INÍCIO DE UMA AVENTURA

Carlos Alberto Burle Filho nasceu na cidade de Recife, no estado de Pernambuco, Brasil, no dia 9 de Novembro.

Filho de Carlos Alberto Burle, atleta de automobilismo, e Suzana Maria de Moura Pontual, enfermeira.

  1986  

PRIMEIRA VIAGEM AO EXTERIOR

Aos 18 anos, Burle saiu do país em direção as boas ondas de Punta Hermosa, no Peru. Começava ali sua jornada de surfista profissional. Depois disso nunca mais parou. Passava o ano inteiro entre viagens mundo a fora e trabalhos para juntar dinheiro.

NASCE IASMIM, SUA FILHA

Iasmim Pitrez Burle, nasceu no dia  3 de Abril no Rio de Janeiro, da união com Cristina Pitrez.

  2002 

RECORDE MUNDIAL

Aos 34 anos, Burle venceu o Nissan XXL, na categoria Maior Onda da Temporada, com uma onda surfada em Mavericks, de aproximadamente 68 pés (22 metros).

 

Com auxílio de Eraldo Gueiros no jet ski, Burle surfou essa onda de tamanho inimaginável para os padrões da época. O tamanho da onda lhe garantiu o recorde mundial.

  2006  

COMEÇA SUA
CARREIRA DE MENTOR
DE NOVOS TALENTOS

  2009  

NASCE RENO KAI, 
SEU SEGUNDO FILHO

Aos 42 anos, Burle, renomado surfista bicampeão mundial de ondas gigantes, enfrentou um momento único em sua vida pessoal durante o nascimento de seu filho Reno Kai Moura Burle.

 

O inverno de 2009/2010 trazia grande agitação para as águas do Pacífico. Era ano de "El Niño", quando ondas gigantescas avançam na costa do Havaí. 

 

Era dia de Natal. Lígia, esposa de Burle, já sentia as primeiras contrações naquela madrugada, mas sem querer perder a previsão de ondas "perfeitas" em Jaws, Maui, Burle sai de sua casa na ilha de Oahu naquela manhã, em direção ao aeroporto, a tempo de surfar com seus amigos ondas memoráveis.

Horas depois, Burle recebe a notícia de que Lígia estava prestes da dar a luz. Numa corrida contra o tempo, sai da água, pega um vôo de volta e chega no hospital a tempo de segurar seu filho recém nascido no colo.

Burle descreveu o momento como uma experiência emocionante, destacando que teve a honra de dar o primeiro banho em Reno junto com a avó Regina.

  2010  

SEGUNDO TÍTULO MUNDIAL

Em 2006 Burle comecou a treinar novos talentos do esporte. 


Junto com Maya Gabeira , formou a primeira dupla mista de tow-in profissional da história do surfe.

 

Depois vieram Derek Rabelo, surfista com deficiência visual de ondas grandes , Pedro Scooby, Felipe Cesarano e Lucas Chumbo, atualmente um dos melhores surfistas de ondas grandes do mundo.

O circuito aconteceu pela primeira vez em 2009 graças a uma temporada abundante de ondas grandes. Foram somados os resultados de quatro competições: o Quiksilver Ceremonial em Punta de Lobos no Chile, o Billabong Pico Alto no Peru, o campeonato de Mavericks na Califórnia e a competição de Todos Santos, próxima a enseada do México. Com o somatório desses quatro eventos, Burle sagrou-se, pela segunda vez, campeão mundial.

  1998  

  2012  

VENCEU ETAPA DO MUNDIAL EM
PICO ALTO, NO PERU

Em meio aos maiores nomes do Big Wave World Tour, Burle subiu no alto do pódio e garantiu mais uma vitória para sua carreira. As ondas estavam muito fortes, com séries varrendo o outside durante a final. Burle demostrou frieza e experiência para botar pra baixo.

   2013   

SURFOU UMA DAS MAIORES ONDAS DA HISTÓRIA EM NAZARÉ.

Em 2013, Burle surfou uma onda absolutamente gigantesca em Nazaré, Portugal. Foi uma das expedições mais comentadas do "big surfe" mundial por conta do resgate que Burle fez que salvou a vida de Maya Gabeira e a onda surfada logo após. Frieza e destreza de um grande campeão. A onda chegou a ser cogitada como um novo recorde mundial, com certeza a maior onda que Burle já havia surfado até então em sua vida.

   2017   

burle_26042010_01.jpg
Mavericks, recorde guinness 2001.jpg
INAUGURA SUA PRIMEIRA ESCOLA DE SURFE

A Escola de Surfe do Carlos Burle inaugurou em 2012 , em parceria com a academia Bodytech trazendo uma nova metodologia de ensinar as crianças e adultos através de brincadeiras e familiarização com o elemento água. 

   2015   

INAUGURA
BURLE PRODUCTIONS

Com sua esposa Ligia, inaugura a Burle Productions, produtora especializada em conteúdo de esportes radicais, saúde e natureza. 

Confira aqui algumas de suas producões:

Logo2_horizontal_preta_edited.png

   2016   

COMEÇA A TREINAR
LUCAS CHUMBO

Na temporada de 2016, Burle buscava um pupilo para deixar seu legado. Já sabendo que o auge de sua carreira havia passado, com quase 50 anos, dedicou parte do seu tempo treinando jovens atletas no surfe de ondas grandes.

  

Na véspera da temporada de Nazaré porém, ninguém havia confirmado ainda a viagem, quando Lucas, novato no esporte, procurou Burle e disse : Burle, quero viajar com você, quero me tornar profissional e campeão de ondas grandes. Você me treina ? O resto é história e ao longo de quase uma década, Lucas se tornou um dos melhores surfistas do mundo.

LANÇAMENTO DO LIVRO:
"CARLOS BURLE - Profissão Surfista"

“O surfe de ondas grandes é o ser humano enfrentando a natureza no grau mais elevado de seu poder físico e psicológico. Existem mais de 7 bilhões de pessoas no mundo, mas só alguns desses seres são capazes de fazer o que fazemos.” – Carlos Burle Primeiro campeão e incentivador do circuito mundial de ondas grandes e do tow-in, Carlos Burle conta tudo sobre suas décadas de dedicação ao esporte, do anonimato ao estrelato, sempre tentando desmistificar a imagem desses homens que encaram ondas de 20, 30 metros por prazer – mas também por profissão. Em depoimento ao jornalista e escritor André Viana, Burle fala de peito aberto, com bom humor e com a coragem que demonstra diante da fúria da natureza, sobre sua infância, os dramas familiares, sexo, drogas e polêmicas dentro e fora do mar.

   2019   

CARLOS BURLE SE DESPEDE
DAS COMPETIÇÕES
REVEZAMENTO DA TOCHA DOS JOGOS OLÍMPICOS DE 2016 NO BRASIL

Burle surfou com a tocha em Maracaípe, PE, na mesma praia que começou a surfar ainda garoto. Com a ajuda do também pernambucano Eraldo Gueiros, Burle deslizou nas ondas e proporcionou um espetáculo emocionante. De volta na praia, para alívio do público e do próprio surfista, a chama permanecia intacta. A partir daquele momento, o surfe fazia parte do legado olímpico.

  PARA SABER MAIS SOBRE